Powered By Blogger

plantas que purificam o ambiente interno

DSC01099

Você sabia que algumas espécies de plantas são capazes de purificar o ar que você respira?

Segundo um estudo realizado pela Agência Espacial Americana, a NASA, algumas plantas ornamentais, além de retirarem o dióxido de carbono (CO2) dos ambientes, podem absorver gases tóxicos como benzeno e formol.

Muitos de nós temos estes gases dentro de casa e não sabemos. Colas utilizadas na aplicação de papel de parede e assoalho são produtos que podem conter estes gases, contaminando o ambiente de forma invisível e silênciosa. Alguns tipos de móveis que utilizam cola para o encaixe, tintas, vernizes e uma lista grande de produtos de acabamentos também apresentam substâncias tóxicas.

O uso destes produtos vem sendo reduzido e, em alguns casos, como na arquitetura sustentável, por exemplo, estão sendo totalmente banidos e substituídos por produtos à base de água que não polui ambientes internos e é ecologicamente correto.

Uma solução para quem não quer reformar a casa ou trocar de mobília é decorá-la com um purificador de ar 100% natural, ou seja, adicionar algumas espécies de plantas dentro de casa. Conheça as principais espécies que são fáceis de encontrar e cultivar:

Chamedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii)

Trata-se de uma espécie de palmeira muito resistente e muito utilizada na decoração de interiores. Funciona bem em qualquer tipo de decoração e nunca sai de moda. Dica: na hora de escolher o vaso fique atento, ele necessita de espaço para se desenvolver, por isso, procure peças maiores.

Clorofito ( Chlorophytum comosum)

Planta versátil, pode ser utilizado em diversas situações. Em jardins verticais, painéis verdes, entre outros. É também uma boa alternativa para forração de vaso.

Crisântemos e Gérberas

Para quem gosta de ter flores sempre fresquinhas em casa, opte pelo crisântemo ( Dendranthema grandiflorum) ou pelas gérberas (Gerbera jamesonii) pois, além de deixar o ambientes colorido e aconchegante, são capazes de purificar o ambiente de toxinas. Ambas podem ser utilizada em vasos com água ou cultivadas na terra, porém as cultivadas na terra precisam de muita luz, portanto não são ideais para ambientes internos.

Dracena-de-Madagascar (Dracaena marginata)

Esta é uma espécie que precisa de bastante espaço. Por ter um porte volumoso pede um recipiente grande. Com esta espécie, é possível compor um ambiente com mais de um vaso, é só utilizar mudas de tamanhos diferentes.

Espada-de-São-Jorge e pau-d’-água

Estas plantas, além de purificar o ar, voltaram com tudo na decoração de ambientes. Sansevieria trifasciata e Dracaena deremensis como são conhecidas cientificamente, são uma opção para quem gosta de uma decoração moderna e minimalista, são verdadeiras esculturas vivas.

Filodentro – pendente

Como sugere o nome, esta espécie é uma excelente opção para estruturas suspensas ou painéis verticais. É muito resistente e pode ser cultivada em locais com ar condicionado e luz artificial. Também pode ser apoiada em treliças ou grades pois ela tende a subir e em alguns casos pode alcançar 4,5m.

Hera

A hera (Hedera helix) é uma espécie de planta que pode ser considerada multi-uso. Pode ser utilizada como forração de canteiros ou vasos, também pode se cultivada em cachepô pequeno como planta pendente e como trepadeira em muros e paredes. Esta espécie de planta pode ser cultivada tanto a pleno sol ou a meia-sombra (ambiente interno).

Lírio-da-paz

Conhecida por gostar de solo úmido e meia-sombra, o lírio-da-paz (Sphatiphyllum wallisi) é muito utilizado na decoração de ambientes e jardins.

Apesar de todas estas espécies não necessitar de muitos cuidados é sempre bom se lembrar que elas precisam de luminosidade e ventilação. Cuidado com água em excesso, muita rega pode danificar o desenvolvimento de algumas espécies.

A adubação também é muito importante, plantas cultivadas em vasos normalmente perdem seus nutrientes muito rápido. Por isso, acrescente uma nova camada de terra rica em matéria orgânica de 2 a 3 vezes por ano.

Fonte: lg

1 Comentário:

Drica disse...

Oieeee!Tenho ela aqui em casa mas não sabia dessa informação.Que legal!
Beijos

 
BLOG DA TIA DÊ © Copyright | Template By Mundo Blogger |