Powered By Blogger

Lirio da Paz

                   olha como estou agora!!!!!! dezembro 2011

                                         LIRIO DA PAZ

Essa é uma das plantas mais versáteis que existe, é perfeita pra decorar ambientes internos como escritórios, iluminar aquele cantinho mais escuro de casa (até no banheiro ela vai bem), como forração para espécies mais altas em vasos ou árvores (naquela parte sombreada, onde a grama nunca fica legal), próximos a fontes ou laguinhos, em vasos ou no solo.

Como se tudo não bastasse, ainda é considerada uma planta purificadora, estudos da NASA, atestam que ela é capaz de amenizar ondas eletromagnéticas emitidas por equipamentos eletrônicos e filtrar poluentes, e segundo o Feng Shui, oferece proteção e harmonia ao lar.

Existem diversas espécies, a mais comum é essa da foto, a Spathiphyllum wallisii. Ele gosta de meia-sombra, não suporta o sol direto, que pode queimar as folhas. Evite, principalmente entre 9 e 17h.

No geral, é bem resistente a pragas e doenças, exceto em casos de encharcamento, que deixam a planta muito sensível ao ataque de fungos.

A mistura ideal para plantio é arenosa, e enriquecida com matéria orgânica:
1 parte de terra comum
1 parte de terra vegetal
2 partes de areia lavada de construção
½ parte de húmus

É bom fazer também uma camada de drenagem, como eu já ensinei aqui.

Deixe a terra sempre úmida, sem excessos. Não deixe pratinhos com água (esqueçam isso!), pois as raízes podem apodrecer.

Adube com húmus de minhoca a cada 2 meses ou adubo líquido na metade da recomendação do fabricante, todos os meses.

Retire sempre flores secas e folhas velhas.

Essa planta é tóxica, ela possui uma substância (presente nas folhas, flores e látex) que se ingerida pode causar irritações de mucosas, hipersalivação e dificuldade de deglutição. Mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos.
       FONTE :   NASA

Comentários:

 
BLOG DA TIA DÊ © Copyright | Template By Mundo Blogger |