Cuidado com Pragas

pragas                                             Cochonilha
São insetos minúsculos, geralmente marrons ou amarelos, que alojam-se principalmente na parte inferior das folhas e nas fendas. Além de sugar a seiva da planta, as cochonilhas liberam uma substância pegajosa que facilita o ataque de fungos, em especial, o fungo fuliginoso. Dá para perceber sua presença quando as folhas apresentam uma crosta com consistência de cera. Algumas cochonilhas apresentam uma espécie de carapaça dura, que impede a ação de inseticidas em spray. Neste caso, produtos à base de óleo costumam dar melhores resultados, pois formam uma "capa" sobre a carapaça, impedindo a respiração do inseto. A calda de fumo costuma dar bons resultados também.

                                              Pulgão
Podem ser pretos, marrons, cinzas e até verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e até transmitir doenças perigosas. Os pulgões costumam atacar, principalmente, as plantas de hastes e folhas macias. Podem aparecer em qualquer época do ano, mas os períodos mais propícios são a primavera, o verão e o início do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois multiplicam-se com rapidez.

                                           Lagartas
Costumam atacar mais as plantas de jardim, mas, em alguns casos, também podem danificar as plantas de interior. Fáceis de serem reconhecidas, as lagartas costumam enrolar-se nas folhas jovens e literalmente comem brotos, hastes e folhas novas, formando uma espécie de "teia" para proteger-se. Todas as plantas que apresentam folhas macias estão sujeitas ao seu ataque. As chamadas “taturanas” são lagartas com pêlos e algumas espécies podem queimar a pele de quem as toca.

                                        Lesmas
Normalmente atacam à noite, furando e devorando folhas, caules e botões florais, mas também podem atingir as raízes subterrâneas.
Fonte: www.jardimdeflores.com.br

Algumas Receitinhas contra as pagras de sua horta
Contra Cochonilha, Lagartas e Pulgão

100g de fumo de corda
0,5 L de álcool
0,5 L de água
100 g de sabão neutro

Misture o fumo de corda já cortado em pedacinhos com o álcool e a água e deixe curtir por 15 dias. Depois deste período, dissolva o sabão em 10 L (em casa de forte infestação) ou em 20 L (em caso de infestação mais amena) de água e junte a mistura curtida. Pulverize nas plantas atacadas.

Contra Lagartas e Lesmas

30g de folhas secas de losna
1 L de água

Misture os componentes e ferva esta mistura por 10 minutos. Para sua utilização dissolva este conteúdo em 10 L de água e pulverize nas plantas atacadas.

Fonte: wikipedia

Comentários:

 
BLOG DA TIA DÊ © Copyright | Template By Mundo Blogger |